segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

O mercado para funcionar precisa do Estado e de regras de conduta

1. Explicita o "problema económico" a que o autor se refere.
R: Cada pessoa tem a mentalidade de consumir o que mais gosta e de produzir o que de melhor sabe fazer. Atingindo assim o bem-estar não só o seu próprio como o do próximo. 

2. Identifica os diversos mecanismos de interacção entre os sujeitos económicos, que João César das Neves aponta para a resolução do “problema económico”,

R: Os mecanismos de interação entre os sujeitos económicos são a tradição, a autoridade e o mercado.

3. Caracteriza esses mecanismos de interacção.

R: Tradição - Pessoas bem formadas que se comportam consoante a cultura em que se inserem.
Autoridade - Apenas a Autoridade tem o direito de exercer força sobre outros indivíduos a fim de por fim à 'lei do mais forte'.
Mercado - Quer os fornecedores quer os clientes trocam sinais entre si a fim do bom funcionamento do mercado.

4. Situa historicamente o florescimento do mercado.

R: O florescimento do mercado deu-se após a Revolução Industrial no séc. XX , embora desde sempre tenha-se verificado situações de mercado.

5. Mostra através de um exemplo que os três mecanismos descritos funcionam em simultâneo nas sociedades modernas. (Demonstre que é racional pagar um Táxi, após a prestação do serviço.)

R: Tradição - Sendo um indivíduo bem formado sabe-se que na nossa cultura normalmente o serviço é pago após ser prestado. (ex: Só é paga a pizza no acto da entrega)
Autoridade - O funcionário da pizzaria está no seu direito de chamar as autoridades a forçar um cliente a pagar se for sentida necessidade.
Mercado - Provavelmente aquela pizzaria deixa de prestar serviços aquela morada.

6. Mostra que a confiança é um elemento fundamental para o funcionamento do mercado, referindo o exemplo dos “cheques carecas”.

R: Se um indivíduo receber a conotação de caloteiro devido a passar regularmente "cheques carecas" não lhe aceitarão a utilização desse método de pagamento. Os bancos têm criado listas negras com estes caloteiros e com a diversidade actual de métodos de pagamento mais seguros o cheque esta a cair em desuso.

Sem comentários:

Enviar um comentário