quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Teoria elementar da procura

1. Distingue volume da procura de quantidade adquirida ou quantidade realmente comprada e vendida.
R: A quantidade de um produto que os consumidores desejam adquirir a cada preço é denominada de curva da procura. Esse é o respectivo volume da procura. Esta quantidade pode diferir da efectivamente transaccionada no mercado, isto é, da realmente comprada e vendida.

2. “O volume da procura é um fluxo”. Explicita o significado desta afirmação.
R: O volume da procura é um fluxo porque não se verifica uma compra isolada, mas sim um fluxo contínuo de compras. Por exemplo, as pessoas querem um x kg de maçãs ou de ovos por um determinado espaço de tempo, seja uma semana ou mês ou um ano. O volume de procura só faz sentido quando referido a uma unidade de tempo.

3. Indica as variáveis de que depende o volume da procura, explicitadas por Lipsey na função da procura. 
R: A procura de um carro, por exemplo, depende:
- do preço do carro
- do preço dos carros da concorrência
sejam sucedâneos ou complementares
- do rendimento dos consumidores desse carro
- dos gostos dos consumidores

4. Explica por que razão o volume da procura varia inversamente com o preço do bem.
R: O volume da procura varia inversamente com o preço do respectivo bem porque quando o preço sobe os compradores procuram substituir esse bem por outros de preços mais baixos, mas que desempenhe a mesma função

5. Explica como se chega à curva da procura a partir da função procura.
R: A curva da procura de um produto mostra a relação entre o preço do produto e a quantidade que uma família deseja comprar. O seu traçado baseia-se na hipótese que o rendimento, os gostos e todos os outros preços permanecem constantes

6. Interpreta a inclinação descendente da curva da procura.
R: A curva da procura apresenta um declive decrescente pois quando os preços baixam a procura aumenta, e vice-versa. Na curva da procura, o volume da procura varia inversamente com os preços.

7. Descreve o efeito ilustrado na curva da procura agregada (AD), quando se passou do ponto (P1, Y1) para (P2, Y2).
R: Estes pontos mostram que o ponto (P1, Y1) tendo em conta a recta que esta em decrescimento do preço em relação á procura agregada.Mostra que as pessoas que adquiriram o produto na altura (P1,Y1) pagaram mais pelo produto enquanto que a procura do produto não era muito grande e as pessoas que o adquiriram na altura de (P2,Y2) pagaram menos pelo mesmo produto mas a sua procura era mais elevada. 

8. PONTO ADICIONAL - Identifica a situação e descreve um possível efeito ilustrado em cada uma três imagens abaixo.
R: 1- No gráfico 1 mostra que há uma linha recta decrescente do preço em relação á procura e no fim quando está a quase a chegar a preço zero começa a formar uma curva.
2- No gráfico 2 mostra que há uma linha curva decrescente que também relaciona o preço com a procura do produto (começa alto e há medida que passa o tempo o preço do produto baixa e a procura desse produto aumenta)
3- No gráfico 3 é diferente, compara o preço e procura de um determinado produto com outro, isto é, a imagem apresenta duas linhas onde mostra o desenvolvimento da recta de cada produto que depois se poderá compara um com o outro através de cálculos.

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