quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Teoria elementar da oferta

1. Distingue volume da oferta de quantidade realmente vendida.
R: A quantidade de um determinado produto que os seus produtores desejam vender a cada preço denomina-se de curva da oferta. Esse é o respectivo valor da oferta. Esta quantidade pode diferir da efectivamente transaccionada no mercado, isto é, da realmente comprada e vendida

2. Refere que a oferta varia com os objectivos das empresas, ou estratégias dos produtores.
R: O objectivo dos produtores pode ser (I) vender o máximo possível, ou (II) maximizar o lucro. No caso dum produtor monopolista faz sentido (I) vender o máximo possível numa primeira fase, para conquistar quota de mercado, e posteriormente (II) maximizar o lucro, mesmo que isso signifique satisfazer menos clientes.

3. Explica por que razão a oferta de um produto depende do seu preço.
R: Quando os preços aumentam, a sua produção torna-se mais lucrativa, e aumenta o incentivo para que mais os produtores afectem recursos a sua produção.O que motiva os empresários a investir não é o seu desejo de satisfazer os clientes, procurando o maior lucro possível, as acções os conduzem efectivamente a esse objectivo.

4. Explica o efeito do aumento do preço dos outros produtos sobre o volume da oferta do produto N.
R: Ceteris paribus, isto é, mantendo-se constantes todas as outras variáveis, se3 só os preços dos outros produtos aumentaram, os termos relativos ficará menos rendosa a produção do bem n.

5. Verifica que o aumento do custo dos factores produtivos (trabalho e capital) torna mais caros os produtos nos sectores de actividade que utilizam mais intensivamente o factor produtivo que sofreu o agravamento. 
Refere-te ao efeito do aumento do preço do petróleo sobre os diversos sectores da actividade económica. 
R:Um aumento do preço dos fatores de produção provocará um grande aumento dos custos de produção dos produtos que utilizarem em grande escala esse factor, mas somente um aumento reduzido aqueles que utilizarem pouco esse factor de produção.

6. Explicita o impacto do progresso tecnológico sobre o volume da oferta, referindo o seu efeito sobre os custos de produção. 
R: Com uma dada combinação de fatores produtivos obtém-se o produto n a determinado custo. Esta combinação de fatores utiliza determinada tecnologia. O processo tecnológico só fará sentido, se a mudança permitir produzir um produto equivalente a mais baixo custo.

7. Indica as variáveis de que depende o volume da oferta, explicitadas por Lipsey na função da oferta. 
R: Do preço do bem n;
Do preço de outros produtos;
Do preço dos fatores de produção;
Dos objetivos dos produtores;
Do estado da tecnologia;

8. Explica como se chega à curva da oferta a partir da função oferta.
R: A curva de oferta de um produto mostra relação entre o preço de um produto e a quantidade dos produtores desejam vender. O seu traçado baseia-se na hípotese que o preço dos produtos, o preço dos fatores de produção, os objectivos dos produtores e estado da tecnologia.

9. Interpreta a inclinação ascendente da curva da oferta, referindo o incentivo proporcionado pelos lucros.
R: A curva da oferta tem declive positivo porque quando os preços sobem a oferta aumenta. Isto é, na curva da oferta, o volume da procura varia diretamente coim os preços.

10. Recorrendo às figuras 8.1 e 8.2 distingue variação da oferta de aumento da oferta.
R: Variação da oferta:  Novo volume da oferta associado a um nivel de preços.
Aumento da oferta: Variou uma das variaves supostas constantes na construção da curva de oferta, de tal modo que a cada preço os produtores desejam oferecer maior quantidade do produto.
11. Indica três factores que poderão ter estado na origem do aumento da oferta ilustrado na figura 8.2.
R: Redução do preço dos outros produtos;
Redução dos preços dos fatores de produção;
Alteração de estratégias;
Progresso tecnologico;

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